Lúdico em sala de aula
AUTORA
Professora Floripa Aparecida Soares, quinto ano B
No dia 16 de junho foi trabalhado com os alunos o lúdico na disciplina de matemática com a unidade temática: números e álgebra foi utilizado os recursos didáticos como: círculos confeccionados em papel paraná e divididos em formatos de pizza com 9 pedaços e em cada parte foi escrito a ordem e a classe simples, milhar e milhões. O primeiro objetivo de aprendizagem é ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal e o segundo objetivo é resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
A atividade diagnóstica iniciou-se com uma conversa investigativa para perceber os conhecimentos prévios dos estudantes sobre sistema de numeração decimal. Onde os mesmos foram questionados sobre as classes, ordens, valor do número em determinada ordem, sua leitura, escrita assim como se adicionarmos ou subtrairmos os números, qual é o valor do número, quem vem antes ou depois, qual é o maior ou menor, etc.
Na atividade de ampliação demos início ao jogo individualmente e depois em duplas. Cada aluno terá sobre sua carteira o círculo e os grãos de feijão e começaremos a jogar assim que os alunos forem jogando e falando a formação do número que fez ao jogar os grãos de feijão sobre a pizza automaticamente ele vai escrever no caderno seu número, em seguida vai outro até todos os alunos falarem seus números, cada aluno escreverá por extenso, fará a classificação do valor posicional do mesmo. A outra atividade será em duplas cada aluno com sua pizza e os grãos de feijão formaram as operações de adição e subtração e elaboraram situações problemas com os resultados.
As relações interdisciplinares foram na disciplina de Língua portuguesa com a interpretação e em artes com o traçado, recorte, pintura.
Anexos:
Professora Floripa Aparecida Soares, quinto ano B
No dia 16 de junho foi trabalhado com os alunos o lúdico na disciplina de matemática com a unidade temática: números e álgebra foi utilizado os recursos didáticos como: círculos confeccionados em papel paraná e divididos em formatos de pizza com 9 pedaços e em cada parte foi escrito a ordem e a classe simples, milhar e milhões. O primeiro objetivo de aprendizagem é ler, escrever e ordenar números naturais até a ordem das centenas de milhar com compreensão das principais características do sistema de numeração decimal e o segundo objetivo é resolver e elaborar problemas de adição e subtração com números naturais e com números racionais, cuja representação decimal seja finita, utilizando estratégias diversas, como cálculo por estimativa, cálculo mental e algoritmos.
A atividade diagnóstica iniciou-se com uma conversa investigativa para perceber os conhecimentos prévios dos estudantes sobre sistema de numeração decimal. Onde os mesmos foram questionados sobre as classes, ordens, valor do número em determinada ordem, sua leitura, escrita assim como se adicionarmos ou subtrairmos os números, qual é o valor do número, quem vem antes ou depois, qual é o maior ou menor, etc.
Na atividade de ampliação demos início ao jogo individualmente e depois em duplas. Cada aluno terá sobre sua carteira o círculo e os grãos de feijão e começaremos a jogar assim que os alunos forem jogando e falando a formação do número que fez ao jogar os grãos de feijão sobre a pizza automaticamente ele vai escrever no caderno seu número, em seguida vai outro até todos os alunos falarem seus números, cada aluno escreverá por extenso, fará a classificação do valor posicional do mesmo. A outra atividade será em duplas cada aluno com sua pizza e os grãos de feijão formaram as operações de adição e subtração e elaboraram situações problemas com os resultados.
As relações interdisciplinares foram na disciplina de Língua portuguesa com a interpretação e em artes com o traçado, recorte, pintura.
Anexos:
Comentários
Postar um comentário