MAIO LARANJA

Professora Vera Lucia Panno, 4º Ano. Escola Municipal Professora Vanda Hessel.

O dia 18 de Maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes e a Campanha tem como Slogan a frase: “Faça Bonito. Proteja nossas Crianças e Adolescentes. O símbolo da Campanha é uma flor amarela, que lembra a primeira infância.

Na turma do 4º ano “E”, foram desenvolvidas algumas ações de conscientização com os alunos. No primeiro momento, a professora relatou o triste acontecimento com a menina Araceli, de apenas 8 anos, que foi drogada, violentada e morta por jovens de classe média alta, no dia 18 de maio de 1973, em Vitória (ES). O crime bárbaro ficou impune e os culpados não foram condenados. Logo após, a professora aplicou uma dinâmica chamada “Baú dos Segredos”, onde os alunos deveriam classificar, se o segredo era seguro ou inseguro, isto é, se deveria ser compartilhado, com uma pessoa de inteira confiança da criança. As crianças relataram as pessoas de confiança de cada um, que a maioria falou ser os pais. Em um círculo e o baú ao meio, cada um lia uma situação e toda a turma opinava se contava ou não o segredo.

Após a dinâmica, foi feita uma relação de atitudes de prevenção para as crianças e adolescentes, cuidados e sinais de alerta que devem ser compartilhados com pessoas de confiança. O texto foi registrado na disciplina de Língua Portuguesa.

Também foi realizada na escola, uma palestra com a equipe da Secretaria Municipal de Educação, sendo a psicóloga, a assistente social e uma estudante do curso de psicologia. Foram apresentados vídeos e imagens em um telão, onde as crianças puderam falar o que pensavam sobre o assunto. Com todas as informações obtidas em sala de aula e na palestra, o alunos escreveram redações, que foram entregues nas Secretaria Municipal da Educação.

Para encerrar o Projeto “Maio Amarelo”, os alunos decoraram a porta da sala de aula com flores amarelas, pintadas por eles. O objetivo principal do trabalho desenvolvido, foi chamar a atenção da sociedade brasileira com foco de prevenção e divulgar – o Disque 100 - serviço gratuito, que funciona 24 horas, para denúncias de violência contra crianças e adolescentes.,

Como professora, confesso que fiquei um pouco insegura com o tema, por ser tão delicado, mas me surpreendi com a clareza de ideias dos alunos, descritas nas redações. A prevenção e o cuidado, com certeza é a melhor arma de defesa das crianças e adolescentes.





























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Eu faço a minha parte e você?

Água

Você é especial